segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

POESIA HUMORÍSTICA



POESIA HUMORÍSTICA DEDICADA AOS NOMES
DE ALGUNS MONTES SITUADOS ENTRE GARVÃO
E OURIQUE, DUAS VILAS DO BAIXO ALENTEJO
DO NOSSO LINDO PORTUGAL.

Fui de Garvão a Ourique
Andando sempre sózinho
Depois pedi a uma velhota
Que me indicasse o caminho

Santa mulher lhe disse eu
Vou pedir que me explique
Por onde devo seguir
P'ra chegar a Ourique

Não tem nada que enganar
Oiça esta velha tola
Vai p'la PERNA DA MOÇA ACIMA
Até ao sítio da ROLA

Daí passa p'rá BARRIGA
Dê atenção ao que eu digo
Vê um alto com uma cova
Aí encontra o EMBIGO

Não atrase no andamento
Vá seguindo com a bagaja
Dá uma voltinha á CINTURA
Fica nas MAMAS DA GAJA

Mais adiante há um ribeiro
Não se deixe ir no enxurro
Passa ás NALGAS DO ADELINO
Depois vai ao CU DO BURRO

Viajante

Com os lugares que ensinou
Eu estou muito satisfeito
Mas isso do CU DO BURRO
É que eu não acho jeito

Mulher

Tenha calma meu senhor
E não faça confusão
Tudo isto são nomes de Montes
Cá da nossa região

Vá seguindo seu destino
Conforme lhe " ensini "
E como se diz no Alentejo
Ourique é logo ali

Viajante

Minha senhora, obrigado
Adeus, até mais ver
Com os nomes que ensinou
Decerto vou-me " perder "


AUTORIA
Manuel João da Silva

JORGE BRITES
Partilhando o meu sorriso
e uma singela homenagem
ao meu Alentejo profundo,

Sem comentários:

Collaboration request

Hi there How would you like to earn a 35% commission for each sale for life by selling SEO services Every website owner requires the ...